Receitas Fáceis | Receitas de Culinária Simples, Fáceis e Rápidas

Receita de Bacalhau com Natas

receita-de-bacalhau-com-natas-simples-facil-rapido

 

Ingredientes:
Bacalhau – 4 Postas Grossas (Ou 1Kg em lascas)
Batata – 1Kg (Batata para Fritar)
Cebola – 2
Alho – 5 Dentes
Salsa – 1 Raminho
Natas – 400ml (+/- 2 Pacotes)
Leite – 250ml
Manteiga – 60gr (+/- 2 Colheres de Sopa)
Maizena – 60gr (+/- 2 Colheres de Sopa)
Azeite – A gosto (+/- 5 Colheres de sopa)
Noz-Moscada – A gosto
Pimenta – A gosto
Sal – A gosto

Modo de Preparação:

Começa por escaldar o bacalhau bem demolhado em 1/2 lt de água com um toque de sal, por uns 3 minutos, retira o bacalhau e deixa de parte, guarda a água em que é escaldado o bacalhau.
Depois descasca e corta as batatas em cubos, põe estes numa panela ou frigideira larga com umas colheres de azeite e frita estas, não é completamente e não é para ficarem louras apenas praticamente fritas, retira as batatas para papel absorvente, tempera com sal.
Corta as cebolas em meias luas frias e frita estas com mais um pouco de azeite e uma pitada de sal, tu queres que comecem a ficar transparentes, depois acrescenta o bacalhau em lascas e deixa refogar (nesta altura podes também acrescentar a salsa picada na mistura, eu prefiro põr a salsa só por cima depois do prato estar feito).
Mistura as batatas e deixa refogar mais um bocadinho, depois reserva.
Agora vai-se fazer o molho béchamel, num tacho deita a farinha maizena e a manteiga, sempre mexendo até criar uma bola, deixa esta cozinhar um pouco, mas não queres demasiado queimado, apenas cozinhar um pouco a farinha e ligar esta bem com a gordura, isto é importante para criar um molho suave sem grumos.
Á parte junta ao leite, uns 100ml da água do bacalhau e depois aquece a mistura, depois de quente vais acrescentar devagarinho o leite na panela ao lume, deita aos poucos e mexe muito até ficar bem dissolvido, depois mais um pouco, até já não teres mais.
Continua a mexer até ficar suave e atingir o ponto Napê (mergulha as costas de uma colher de sopa no molho, depois passa o dedo se o caminho deixado pelo dedo fica liso e não se desmancha então o molho está nesse ponto), prova, ajusta com sal e pimenta um toque de noz moscada.
Agora acrescenta as natas ao molho béchamel, mistura bem e depois despeja 2/3 da mistura de béchamel na panela (ou frigideira grande) onde está o bacalhau e as batatas, mistura bem, prova e retifica temperos.
Agora deita tudo num pirex grande de levar ao forno, depois deita o restante molho béchamel por cima e leva a um forno quente para gratinar a parte de cima.
Depois quando for a altura de servir, serve colheradas grandes com um pouco de salsa acabada de picar por cima (o que vai ajudar a cortar um pouco a doçura do prato).
Dicas: Podes saltar o passo do béchamel e usar um já feito, claro que na minha opinião nem se compara 🙂 Podes acrescentar migalhas de pão ou parmesão por cima do bechamel antes de levar ao forno para criar outros sabores e texturas
Bom Apetite !! 😉
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s